Atividade 2 -HISTÓRIA – 4°Bimestre. 9°ANO B / 9°ANO C
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A Guerra Fria
Guerra Fria? Estranho, não é mesmo?
Quando ouvimos a palavra “guerra”, geralmente nos vêm à cabeça bombas, gritos desesperados, fogo e fumaça-uma série de imagens muito “quentes”. Então, o que terá sido essa tal de Guerra Fria?
A Guerra Fria consistiu conflito permanente entre os Estados Unidos e a União Soviética, na qual os dois lados evitavam o confronto militar direto temendo que o uso de armas nucleares levasse e à destruição de ambos. Mas, para defender seus interesses, ajudar seus aliados e expandir suas áreas de influência, os dois lados usaram a propaganda, a espionagem, e a violência.
ATIVIDADE
O que significa “Mundo Bipolarizado” no contexto da Guerra Fria? Quais os dois sistemas socioeconômicos rivais?
Quais foram as principais alianças militares?
O que foi Macarthismo?
4-
*Atividade e texto extraído do livro “História sociedade & cidadania”, 9°ano/Alfredo Boulos Júnior.-3ed.-São Paulo:FTD,2015.
ATIVIDADE 3 - HISTÓRIA- 4°BIMESTRE. 9°ANO B/9°ANO C.
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Brasil de 1945 a 1964: Uma experiência democrática.
Atividade :
Texto da atividade 4
TEXTO DA ATIVIDADE 4- 4°BIMESTRE
No texto a seguir, o historiador Jorge Ferreira fala a respeito do golpe de 1964, no Brasil:
As crises republicanas(...) foram momentos (...) em que os grupos políticos conservadores mais radicalizados não se conformaram com os avanços, democraticamente conquistados, dos trabalhistas. Seja na eleição de Getúlio Vargas em 1950, na eleição da chapa Juscelino-Goulart em 1955 ou na luta pela posse do próprio João Goulart em 1961, grupos minoritários de oficiais militares aliados a lideranças civis de extrema-direita, desconhecendo as regras democráticas, atentaram contra a ordem legal. O resultado foi a reação da sociedade pela manutenção dos preceitos constitucionais, incluindo o povo nas ruas, greves de trabalhadores organizados, protestos de capitalistas em suas associações de classe, estudantes e intelectuais mobilizados, entre outros grupos sociais defendendo a democracia. Minoritários, os interessados no golpe não conseguiram mobilizar o conjunto da sociedade para romper com a ordem legal. Foram incapazes, sequer, de arregimentar a oficialidade do Exército.
Nas crises de 1954,1955 e 1961, a bandeira da democracia e da legalidade estava nas mãos dos trabalhistas e das esquerdas. Não se tratava de lutar por reformas, mas, sim, de garantir os preceitos constitucionais. Daí as vitórias que obtiveram diante das investidas da extrema-direita golpista. Somente na última crise da República (...), em março de 1964, o quadro político seria diverso. Preocupadas em implementar as reformas a qualquer preço, na “lei ou na marra”, as esquerdas passaram a denunciar o regime democrático, sobretudo o conservadorismo do Congresso Nacional, como um empecilho para viabilizar o conjunto de mudanças que exigiam, sobretudo, a reforma agrária. Nesse sentido, a bandeira da legalidade mudou de mãos. Em defesa da Constituição, da ordem legal e da democracia, os conservadores e a extrema-direita conseguiram arregimentar as tropas e mobilizar grandes contingentes sociais. Diversamente das crises anteriores, as direitas defenderam, pelo menos em termos retóricos, a ordem democrática. O resultado foi a vitória relativamente fácil, nos primeiros dias de abril de 1964.
Retórico: no campo do discurso.
FERREIRA, Jorge. Crises da República. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucila A.N. Brasil republicano: o tempo da experiencia democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2011.v.3.p.338-339.*Atividade e texto extraído do livro “História sociedade & cidadania”, 9°ano/Alfredo Boulos Júnior.-3ed.-São Paulo:FTD,2015.
Atividade 4-HISTÓRIA-4°BIMESTRE. 9°ANO B /9°ANO C.
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O Golpe de 1964.
Atividade:
Responda de acordo com o texto: de que forma sociedade reagiu às tentativas de impedir o avanço da democracia na eleição de Vargas (1950), na eleição da chapa Juscelino-Goulart, em 1955, e na luta pela posse de Goulart, em 1961?
De que forma o autor explica a vitória dos trabalhistas em 1954,1955 e 1961?
Segundo o autor, o que possibilitou a vitória dos conservadores e da extrema-direita em 1964?
O autor desta obra acredita na democracia como valor. E você, o que pensa sobre a democracia?
*Atividade e texto extraído do livro “História sociedade & cidadania”, 9°ano/Alfredo Boulos Júnior.-3ed.-São Paulo:FTD,2015.