quinta-feira, 30 de julho de 2020

Arte 9ºA - Prof Bruna

E. E. Prof° João Prado Margarido

Nome: _____________________________________ Data:____/____/_____

Profº:  _____________________________________         Nota: ______________

     Série: ____º Ano                   (Cada questão vale 1,0 ponto)



Atividade 2


Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas.

● Formas de expressão, representação e encenação de dança contemporânea;

● Tecnologias digitais na dança;

● Composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e

estrangeiros de diferentes épocas.

Professor, nesta Situação de Aprendizagem estão previstas quatro atividades. Nelas,

você conversará com os estudantes para levantar os seus conhecimentos prévios e coloca-los em contato com elementos constitutivos do movimento cotidiano e dançado; a história da dança tradicional e contemporânea; as formas de expressão, representação e encenação de dança contemporânea; as tecnologias digitais na dança; as composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Para a ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Dança tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da cultura de um povo. A dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam grupos profissionais de dança folclórica.

Dança contemporânea: A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.

Elementos constitutivos do movimento cotidiano:

1. Movimento corporal – quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço; 

2. Percepção do tempo - velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo;

3. Exploração do espaço - direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto) e extensões (perto, médio e longe).


Elementos constitutivos do movimento dançado: Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento.

Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.

1. Espaço - forma direta ou flexível;

2. Tempo – rápido, lento ou moderado;

3. Peso - leve ou forte;

4. Fluência (fluxo) – livre ou controlado.


Tecnologias digitais na dança: A intervenção da tecnologia na produção artística é um conceito ainda muito recente em termos históricos, estando ainda em construção. Existem, no entanto, diversas maneiras de detectar a relação da tecnologia com a dança, como são os casos da videodança, dança telemática, dança-computador, etc.

Fonte do texto: Apostila do aluno, Volume 2 - Artes


Após observar atentamente a imagem, assista aos vídeos, participe ativamente da reflexão, relembrando as anotações anteriores, analisando e respondendo as próximas questões:


1. No dia a dia, as pessoas se vestem e se movimentam da maneira apresentada na imagem?


2. Em quais espaços as danças das quadrilhas juninas acontecem?


3. Quando acontecem os movimentos de solo? Acontecem rolamentos?


4. Há momentos específicos de uso da força?


5. Onde aparecem saltos? E quedas? Qual o momento com gestos teatrais?


6. Os gestos se assemelham a situações do cotidiano? Quais gestos?


7. Quais das características comuns de movimentos e temas na dança contemporânea 

aparecem nos vídeos? Comente.


• Movimentações pelo solo (deslizamentos);


• Rolamentos; Torções; • Movimentos que exigem força (flexões, sustentações do próprio corpo e do corpo do outro);


• Quedas e recuperações das quedas; Contrações e expansões;


• Saltos com apoios; Textos falados; Gestos teatrais e cotidianos.




Link da imagem:       

 https://pixabay.com/pt/photos/festa-junina-quadrilha-comemora%C3%A7%C3%


Links dos vídeos:

 
1. O vídeo do Balé Lago dos Cisnes apresenta um exemplo de dança tradicional, na qual os bailarinos usam sapatilhas, malhas e tutu. Os movimentos do balé são determinados e obedecem a regras rígidas, como dançar na ponta dos pés e fazer “pas de deux” (passo de dois). Ensaio pré-geral do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Fonte: Theatro Municipal do Rio de Janeiro Oficial. Lago dos Cisnes II. Disponível em: 

 Acesso em: 06 nov. 2019.


https://www.youtube.com/watch?v=zrrj7ImQziw



2. O vídeo mostra recortes do espetáculo “Céu na Boca”, da companhia de dança contemporânea goiana Quasar. O espetáculo traz humor, drama, movimento e não movimento, música eletrônica atual e música instrumental dos anos 50. Os fragmentos do espetáculo são um bom exemplo de características comuns de movimentos e temas na dança contemporânea. Estas características não aparecem rigorosamente em todas as ações expressivas de dança, mas são comuns na maioria delas. Fonte: Auditório Ibirapuera. Céu na Boca -- Quasar Cia de Dança no Auditório Ibirapuera. Disponível em: Acesso em: 06 nov. 2019.


https://www.youtube.com/watch?v=h090fjzI-o0



3. Neste vídeo sobre o processo de criação coreográfica do canadense Edouard Lock, para a São Paulo Companhia de Dança, entre 01min5s a 01min56s os bailarinos utilizam tablets para registrar os movimentos ensaiados. Este é um exemplo da utilização dos recursos digitais. Fonte: São Paulo Companhia de Dança. ARTE 1 em São Paulo Companhia de Dança 10 anos |Pílula nº 03. Disponível em: Acesso em: 11 nov. 2019.


https://www.youtube.com/watch?v=3NSKZeRGuDk



4. Outro exemplo da utilização de recursos digitais, de maneira mais sofisticada, é o trabalho do bailarino e coreógrafo sueco Fredrik Rydman. Ele criou uma coreografia de interação entre bailarinos contemporâneos e a inteligência artificial dos robôs industriais. Fonte: Melodifestivalen. Man vs machine | Epic dance battle in Eurovision Song Contest 2016. Disponível em: Acesso em: 11 nov. 2019.


https://www.youtube.com/watch?v=JYuOFhFrEMw


E-mail para devolutiva das atividades: